sexta-feira, 3 de agosto de 2007

«Universidade do Mar solta amarras - Oitenta e três universitários embarcam hoje no Creoula»


«Oitenta e três estudantes do ensino superior e secundário espanhóis e portugueses vão frequentar, em Agosto, a Universidade Itinerante do Mar (UIM), a bordo do navio “Creoula”, anunciou uma fonte da Universidade do Porto (UP). O projecto é uma iniciativa conjunta das universidades do Porto e de Oviedo (Espanha) e da Marinha Portuguesa, que a partir de hoje transformará o navio-escola “Creoula” na Universidade Itinerante do Mar (UIM). Esta iniciativa, que em 2006 se realizou pela primeira vez só com estudantes de mestrado e doutoramento, estende-se este ano a estudantes do ensino superior e secundário, visando sensibilizar os jovens para a relação histórica, cultural, económica e científica entre a Europa e o mar. A UIM é composta por dois cursos quinzenais que levam ao extremo o conceito de “aula prática”. O projecto constitui também uma iniciativa na área da formação contínua, um exemplo de cooperação universitária internacional e representa para a UP uma oportunidade de abertura ao exterior, já que a UIM tem como parceiros a Marinha Portuguesa e várias empresas patrocinadoras. Antes das viagens por mar os alunos, que provêm das formações mais diversas, são concentrados na Escola Naval, no Alfeite (primeiro curso) e em Avilés, em Espanha (segundo curso), onde frequentarão, durante dois dias, seminários de preparação.
O primeiro curso, com 41 alunos, arranca quinta-feira da Escola Naval rumo a Barcelona, numa viagem com escalas previstas em Ajaccio (Córsega) e Mahón, na ilha de Menorca, e que termina dia 14, em Palma de Maiorca. No dia seguinte, o “Creoula” parte, com os 42 alunos do segundo curso, rumo a Avilés, nas Astúrias, norte de Espanha, que é o porto mais perto de Oviedo onde chegará dia 25, depois de escalas em Tânger (Marrocos) e Portimão. Durante a sua permanência no mar, os alunos serão integrados na tripulação do “Creoula”, submetidos à disciplina da Marinha, cumprindo todas as tarefas da vida a bordo, ao mesmo tempo que fazem a sua formação em sala. As matérias em estudo abrangem a economia marítima e “clusters” do mar, o papel dos oceanos na sustentabilidade global, a importância do mar na história da Europa e ambiente e ordenamento do território, com especial incidência nas regiões costeiras, havendo no final exames de avaliação, já que o curso constitui uma pós-graduação universitária.
O “Creoula” é um lugre de quatro mastros, construído em 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias.
-------------------------
Creoula - Barco histórico
O “Creoula” navega a motor e à vela, sistema que lhe proporciona melhor velocidade e qualidades de manobra. Em 1979 foi adquirido pelas secretarias de Estado das Pescas, para nele ser instalado um museu de pesca. No entanto, verificado o excelente estado em que se encontrava, foi deliberado que o navio se manteria a navegar.»

2 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Estabeleci contacto com o comando do Navio, que está neste momento em BARCELONA!...

Manuel Marques disse...

Há um pequeno erro na notícia... o 2º grupo não vai para Avilés (isso foi no ano passado) mas sim para Lisboa ;)

Neste momento devem estar a caminho (ou se calhar já chegaram lá...) de Portimão!