quarta-feira, 1 de agosto de 2007

«Mais de 80 alunos portugueses e espanhóis aprendem segredos do Mediterrâneo»

«Universidade Itinerante do Mar envolve universidades do Porto, Algarve e Oviedo e alunos do ensino secundário. Vida a bordo e importância do Mar Mediterrâneo entre as matérias do curso.»

«Durante um mês, o navio-escola "Creoula" será transformado numa espécie de universidade no alto mar para 83 estudantes portugueses e espanhóis. Os alunos do ensino superior e do secundário vão percorrer as costas de Portugal, Espanha, França e Marrocos em dois cursos quinzenais.

O primeiro grupo faz-se ao mar no próximo sábado, em Barcelona, mas a segunda edição da Universidade Itinerante do Mar começa quinta-feira, às 9h00, ainda em terra. Na Escola Naval do Alfeite, em Almada, os alunos vão ter contacto com temas como a “importância estratégica do Mediterrâneo”, a “história e cultura” deste mar e aprender regras básicas de navegação, explica ao JPN Rui Azevedo, professor da Universidade do Porto, que promove o curso em parceria com as universidades de Oviedo, de Espanha, e do Algarve.

Durante a viagem, os alunos aprenderão a desempenhar tarefas essenciais da vida a bordo, como a vigia, o comando do leme e a limpeza do navio. Serão uma "sombra da guarnição", diz o director português do curso. A bordo, haverá ainda momentos de trabalho, que serão apresentados em Outubro, e de redacção de um diário de bordo por aluno.

Depois do sucesso da [edição do ano passado], os organizadores decidiram alargar a participação à Universidade do Algarve, de onde vêm 10 alunos, e ao ensino secundário, que contribui com outros tantos, com o apoio da iniciativa Ciência Viva.

A decorrer entre quinta-feira e 14 de Agosto, o primeiro curso arranca na Escola Naval do Alfeite, parte de Barcelona no sábado para voltar via Palma de Maiorca, com passagens por Ajaccio (Córsega) e Mahón (ilha de Menorca). Já o segundo grupo reúne-se, a 12 de Agosto, na cidade de Avilés, nas Astúrias, iniciando, a partir de Palma de Maiorca, uma viagem com regresso a Lisboa marcado para o dia 26 e com escalas em Tânger e Portimão.
Alunos ansiosos
A caminho de Almada, Ana Pereira, de 21 anos, estudante do 3.º ano de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), confessava ao JPN a excitação de participar pela primeira vez no curso. “No ano passado um colega meu participou e adorou”, contou a aluna, interessada particularmente na biodiversidade do Mediterrâneo.
Este ano, o percurso já não é pelo Oceano Atlântico, o que torna tudo mais interessante para Daniela Vasconcelos, de 20 anos, colega de curso de Ana Pereira. “Quando vi o itinerário não resisti. Não corremos o risco de ter mau tempo”, afirmou. »

Por [Pedro Rios]

Sem comentários: