quarta-feira, 23 de julho de 2008

«Universidade Itinerante do Mar faz escala em Viana do Castelo»

(Fotografia retirada do blogue [Caminho Azul])


«Esta terça-feira, 22 de Julho, pelas 18h00, faz escala no porto de Viana do Castelo o navio de treino de mar Creoula que acolhe este ano a Universidade Itinerante do Mar, uma plataforma de cooperação europeia dirigida a estudantes universitários e pré-universitários. O programa, que conta com o apoio da UA, tem como tema a “Energia, Ambiente & Mar” e integra momentos de formação em terra e a bordo do navio. O Creoula desembarca em Lisboa (Portugal), a 26 de Julho.


A UIM, cuja primeira edição decorreu em 2006, tem como objectivo aproximar do mar estudantes de várias origens, levando-os a descobrir o valor do trabalho em equipa e a partilha de dificuldades e de projectos, enquanto participam em todas as tarefas da navegação a bordo e visitam diferentes portos. O programa tem como tema específico de formação “Energia, Ambiente & Mar”, com ênfase na implicação das questões da energia no desenvolvimento sustentado e no mar como fonte de energia e rota de transporte. Contribuir para uma maior divulgação de actividades de investigação e ensino relacionadas com o mar é uma das principais motivações que impulsionaram a UA a apoiar esta iniciativa, que se enquadra perfeitamente no seu contexto formativo, educativo e investigativo.

A ligação da UA a este projecto acontece, por isso, com naturalidade, paralelamente à sua oferta alargada de formação na área do mar e à sua actividade de investigação nos vários domínios científicos que se dedicam ao estudo deste meio. A UA oferece uma formação bastante alargada na área do mar, com duas licenciaturas em Ciências do Mar e Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, três mestrados em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, Meteorologia e Oceanografia Física e Biologia Marinha e dois programas doutorais em Ciências do Mar e do Ambiente (conjuntamente com a Universidade do Porto) e em Física - especialização em Oceanografia (conjuntamente com a Universidade do Porto e Universidade do Minho). Efectua, também, investigação relevante nesta área, através do Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), que tem por missão fundamental desenvolver investigação na área do Ambiente Costeiro e Marinho, entendido de uma forma integrada envolvendo a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera e a litosfera.

Para além da UA, a edição deste ano conta com a organização das Universidades de Porto e de Oviedo, abrangendo 126 estudantes, portugueses e espanhóis. A UIM 2008 estrutura-se em três cursos, o primeiro de 30 de Junho a 11 de Julho, o segundo de 11 a 20 de Julho e o terceiro de 20 a 26 de Julho, integrando cada um deles as componentes de formação em terra (Academia), no mar e de trabalho final e diário de bordo.

A componente de Academia é a primeira componente de realização do Projecto e abrange seminários para apresentação das principais temáticas que organizam o tema central objecto da formação, sessões de preparação para os trabalhos de grupo, com vista à integração e à organização do grupo de alunos e ao lançamento dos Projectos de Mar, sessões de preparação para a navegação e vida a bordo.

A formação no mar decorrerá a bordo do navio de treino de Mar Creoula, operado pela Armada Portuguesa, que se encarregará de assegurar as condições de navegação e de segurança a bordo. Durante esta fase os alunos serão organizados em grupos e cumprirão todas as actividades necessárias à vida a bordo como vigia, navegação, limpeza, cozinha, etc. de acordo com o regime de quartos, as quais serão complementadas com outras actividades de carácter formativo, a organizar em conformidade com as condições de navegação, e com o registo do diário de bordo. O diário de bordo será elaborado segundo a tradição da marinha a que se acrescentará uma dimensão de crónica pessoal para registo das principais aquisições da formação e das vivências e impressões relativas ao curso. O programa completo da UIM 2008 pode ser consultado [AQUI].»

Fonte: [CiênciaPT]

Sem comentários: