segunda-feira, 7 de julho de 2008

«França: Navio português «Creoula» vai atracar em Rouen»

«Entre 9 e 14 deste mês, o navio português «Creoula», vai estar atracado no porto de Rouen, em França, para participar na Parada Naval, juntamente com centenas de navios de vários países. De acordo com informações da Marinha Portuguesa, o navio estará “aberto a visitas em período a definir”.


Comandado pelo Capitão-de-fragata João Silva Ramos, o «Creoula» é um Lugre Bacalhoeiro de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF em Lisboa, foi lançado à água a 10 de Maio do mesmo ano. Até 1973 efectuou 37 campanhas enquanto bacalhoeiro nos bancos da Terra Nova. Em 1980 foi transformado em Navio de Treino de Mar, função que desempenha a fim de sensibilizar os mais jovens para a importância do mar. Por ano, entre Abril e Setembro, embarcam no navio cerca de 1000 civis, alunos que vivem a experiência de participar no dia-a-dia de um grande veleiro, bem como a sua condução em alto mar.



O “Creoula” é operado pela Marinha Portuguesa, sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional. Embarca 52 alunos e tem uma guarnição de 6 oficiais, 6 sargentos e 28 praças.»

Fonte: [Mundo Português], 2008-07-01. Imagens adaptadas a partir do site oficial da [ARMADA 2008].

Sem comentários: