terça-feira, 18 de setembro de 2007

«Projecto de intercâmbio leva jovens da UE a bordo do Creoula»

Meia centena de jovens de nove países europeus participam, a partir de hoje, num projecto de intercâmbio que os levará numa viagem, de Lisboa a Portimão, a bordo do veleiro da Marinha de Guerra Portuguesa Creoula.

Promovido pela Associação de Jovens H2O de Arrouquelas, freguesia do concelho de Rio Maior, o projecto «European Citizenship... By the Sea we Learn» envolve 53 jovens com idades compreendidas entre 18 e os 26 anos que vão passar, em Portugal, seis dias no mar e quatro em terra.

Alexandre Jacinto, presidente da direcção da H2O, disse hoje à agência Lusa que o projecto, que conta com o patrocínio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, representa um desafio para a associação, que desde há cinco anos se envolveu no programa «Juventude em Acção», promovendo numerosas actividades internacionais. «Colocámos como desafio fazer uma coisa diferente de todas aquelas em que temos participado, pelo que, aproveitando a presidência portuguesa da União Europeia, candidatámos este projecto», que contou com o apoio da Marinha de Guerra Portuguesa, disse.

Os jovens, provenientes de Espanha, Itália, Polónia, Roménia, Hungria, Bulgária, Letónia, Estónia e Portugal, vão ser recebidos quarta-feira pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e pela Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, seguindo-se um passeio pela cidade de Lisboa, onde ficarão até sexta-feira. Nesse dia, os jovens vão juntar-se aos 40 tripulantes do Creoula, ficando a conhecer as tarefas que irão realizar nos seis dias a bordo - limpezas, cozinha, vigilância, operação de equipamentos electrónicos, leme, entre outras, incluindo algumas de carácter pedagógico.
Segundo Alexandre Jacinto, o projecto tem vindo a despertar inúmeras manifestações de interesse, tanto da parte de entidades oficiais como de meios de comunicação social, nomeadamente da EuroNews, que deverá ter uma equipa com os jovens a bordo do Creoula.
A tarde e noite de sábado serão dedicadas a uma «Mostra da Europa», a realizar numa praça de Portimão, onde cada uma das organizações participantes fará uma representação (teatro, dança ou música) de um tema relacionado com a Europa.
A mostra incluirá stands da Europe Direct, da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género/Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades e de várias associações e um workshop sobre o Livro Verde do Mar, com a presença do velejador solitário Ricardo Diniz, nomeado embaixador europeu dos Oceanos.
Os jovens ficarão ainda dois dias no concelho de Rio Maior, onde participarão na aplicação de um inquérito à população, que vai testar o conhecimento de questões europeias, disse.

Frisando a importância da consciencialização das populações para as questões europeias, Alexandre Jacinto referiu a importância da actividade que a H2O tem vindo a desenvolver na criação de dinâmicas numa pequena freguesia (900 habitantes).
Criada há 10 anos, a associação conta com 50 jovens associados, mas «envolve muitos mais nos projectos que promove nas escolas» e nas actividades que realiza no concelho e no distrito de Santarém, adiantou. Enfermeiro militar, Alexandre Jacinto encara o seu envolvimento na vida associativa como um hobby, considerando «um privilégio» contribuir para a formação dos jovens.

Fonte: [Diário Digital]

Sem comentários: