quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Jovens de nove países europeus a bordo de antigo navio de guerra português

«A associação H20 está ao leme de um projecto que traz jovens de toda a Europa para conhecer um antigo navio de guerra português.

Aprender a mexer no leme de um navio e ajudar na condução de motores e na vigilância são apenas algumas das tarefas a executar pelos 52 jovens que participam num intercâmbio ao nível europeu liderado pela H2O, uma associação juvenil de Arrouquelas, Rio Maior. Durante cinco dias os jovens, entre os 16 e os 25 anos, provenientes de Espanha, Itália, Polónia, Roménia, Hungria, Bulgária, Letónia, Estónia e Portugal vão viajar a bordo do Creoula, antigo navio de guerra português.
A iniciativa insere-se no projecto organizado pela associação e co-financiado pela União Europeia (UE) através do programa “Juventude em Acção”. A ideia partiu de Alexandre Jacinto, responsável da H2O, que quis aproveitar a presidência portuguesa na UE para desenvolver um projecto original no nosso país. Os 16 anos que leva como enfermeiro militar da marinha portuguesa foram fundamentais para a concepção e realização deste projecto que a H2O classifica como sendo o mais arrojado e criativo de sempre.

A vida a bordo de um navio tem características únicas, nomeadamente na vivência em grupo num espaço limitado. Para o sucesso da experiência é necessária a boa integração de todos os elementos, a tolerância e o trabalho de equipa. São estes valores que pretendemos desenvolver e intensificar durante esta jornada”, diz. Os jovens terão contacto com várias culturas e maneiras de pensar. “Acredito que depois de 11 dias de experiência única serão jovens diferentes do ponto de vista cultural e humano”, garante o enfermeiro.

Os contactos para a cedência do Creoula começaram no final de 2006. Assim que recebeu resposta positiva por parte do governo português a associação começou a divulgar o projecto. Era necessário contactar associações de jovens de outros países. Alexandre Jacinto e o grupo de jovens que compõem a H2O não conseguiam esconder a entusiasmo e o nervosismo por terem a possibilidade de organizar um projecto de tamanha dimensão. O projecto foi tão bem recebido pelas associações europeias, que receberam cerca de 60 candidaturas de colectividades a quererem participar. A H2O ficou espantada e, ao mesmo tempo, orgulhosa da enorme receptividade. Mas o navio só tem capacidade para 52 jovens o que implicou uma selecção de participantes. “Vieram os que responderam primeiro”, explica o responsável.

Dia 20 é o momento alto do intercâmbio que teve início na terça-feira com a chegada dos jovens. O Creoula parte esta quinta-feira do cais de Lisboa com destino a Portimão, no Algarve, onde deverá chegar na tarde de sábado. Durante os dias de viagem vão realizar-se vários workshops sobre Suporte Básico de Vida e até folclore. Com o objectivo de mostrar a cultura de todos os países participantes cada grupo vai realizar, nas ruas de Portimão, um pequeno apontamento cultural alusivo ao seu país. No dia seguinte os jovens voltam para Lisboa. E no último dia de viagem visitam Arrouquelas onde vão poder contactar com a população e contar-lhes a experiência vivida nos últimos dias.»

Fonte: Ana Isabel Borrego, in [O Mirante]

2 comentários:

Anónimo disse...

preciso de saber se tem disponibilidade durante a semana que vem para assinar os diplomas de participacao na real regata das canoas ou se o quer fazer (sinto que as canoas ja sao uma grande maccada para si)...mas se estiver equivocado e puder assinar os diplomas deixo-os onde me disser para o fazer ...depois de assinados alguem os vai buscar onde entender...mas preciso de saber isso hoje para os imprimir ainda hoje que amanha ja ee impossivel...nao quero de modo nenhum interromper ou muito menos interferir nos seus compromissos que lhe impedem qualquer contacto para este fim mas tambem nao queria ficar pendurado pela indisponibilidade da sua assinatura...se nao puder ou nao quiser ou nao estiver disposta a isso nao tem mal nenhum...os interesses na vida mudam...e so bom, por dever de lealdade saber quando nao se pode contar com as pessoas...deixar de contar nao tem mal algum, basta ser avisado...o melhor do mundo para si.

Anónimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.