quinta-feira, 11 de setembro de 2008

«Regata junta 21 veleiros de 13 países»

«É a aposta num evento que durante quatro dias vai dinamizar e colocar Ílhavo no centro das atenções. A Câmara investiu cerca de 350 mil euros na Regata dos Grandes Veleiros, que marca presença no município, entre os dias 20 e 23 deste mês. São 21 navios, de 13 países, que vão estar ancorados no Terminal Norte do Porto de Aveiro, entre eles o navio russo Sedov, o maior da sua classe (o Creoula é o único veleiro português).
Mas esta aposta na regata, que conta com 150 mil euros de receitas directas já obtidas, é também a pensar no desenvolvimento da região. Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, acredita que o futuro passa, entre outras coisas, pela aposta na náutica de recreio. "Estamos convictos de que o futuro da região passa por aí. Uma área que vai ter um papel muito importante na nova Região de Turismo do Centro. E aqui, a delegação de Aveiro terá um papel liderante no desenvolvimento deste produto turístico", acrescentou.
Nesse sentido, está a ser criado o Fórum Náutico de Ílhavo, uma plataforma institucional que engloba 15 entidades. O objectivo é debater e tentar encontrar soluções de futuro que possam ajudar a dinamizar a náutica na região.
Ainda no âmbito da regata, que tem como parceiro o Porto de Aveiro, está a ser criada "uma 'cidade' entre o Jardim Oudinot e o Terminal Norte para garantir condições às 2000 pessoas que chegam nos navios e a quem os visita", garante Paulo Costa, vereador. A Câmara irá disponibilizar centros de apoios às tripulações, chuveiros, um posto dos CTT, entre outras necessidades.»
Por Paula Rocha, in [Jornal de Notícias].

Sem comentários: