sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Regata Internacional “Tall Ships” com chegada no início de Outubro ao Funchal

Grandes veleiros em prova
«Ao final da manhã de amanhã (sábado, dia 13) partirão de Falmouth, a Sul do Reino Unido, os grandes veleiros que participarão na Regata “Tall Ships — Funchal 500 Anos”, marcada para início de Outubro. Os navios dirigem-se, depois, para Ílhavo, em Aveiro, onde cumprem a 1.ª parte da ligação, com chegada prevista para dia 20. Depois de três dias em território nacional, as embarcações empreendem a 2.ª e derradeira parte da viagem, rumo ao Funchal, onde devem atracar por volta do dia 2 de Outubro.

Inserida nas comemorações dos 500 Anos da Cidade do Funchal, a Regata Internacional dos Grandes Veleiros do Mundo, assim como o Festival do Mar, eventos agendados para o início de Outubro, entrou em contagem decrescente. De 2 a 5 do próximo mês, a presença destes autênticos “embaixadores das Nações Marítimas” na Madeira promete suscitir grande interesse, num programa que teriminará com uma parada naval, na baía do Funchal, no dia 5.
Confirmadas estão já as presenças dos seguintes navios de “classe A”: Creoula (Portugal), Alexander Von Humbdolt (Alemanha), Astrid (Holanda), Capitan Miranda (Uruguai), Cuautemoc (México), Kaliakra (Bulgária), Mir (Rússia), Pogoria (Polónia), Sedov (Rússia), Pelican (Reino Unido) e Shabab Oman (Omã). No porto do Funchal irão, ainda, atracar um veleior de classe B, quatro da classe C e três da classe D.
Feitas as contas, no início de Outubro, no belo anfiteatro da capital madeirense estarão mais de 1.200 tripulantes, sendo que partirão da Região 25 “trainees” rumo a Falmouth e 31 rumo a Ílhavo, estando os mesmos já divididos pelos grandes veleiros presentes na Regata Internacional. O evento será um dos pontos altos das celebrações do 5.º centenário da Cidade do Funchal e relevará a importância da mais antiga cidade do Novo Mundo enquanto urbe virada para o mar e com grandes tradições marítimas. De Falmouth a Ílhavo são cerca de 630 milhas náuticas su-sudoeste, e depois até ao Funchal, igual distância (630 milhas náuticas) sudoeste em mar alto, em duas etapas que pontuam para a classificação final...»

Vasco Sousa, in [Jornal da Madeira]

Sem comentários: