terça-feira, 1 de julho de 2008

«A Pátria honrae, que a Pátria vos contempla»


«No dia de ontem, feriado do Corpo de Deus, foram vários os madeirenses e turistas que se deslocaram ao Porto do Funchal para verem de perto as diversas unidades navais que integram a Marinha Portuguesa. O Submarino “Barracuda” tem sido uma das principais atracções, sendo já muitos os curiosos que subiram a bordo para apreciarem ‘in loco’ esta embarcação. No âmbito do Dia da Marinha, que se comemora este ano na cidade do Funchal, estão atracadas no Porto funchalense diversas unidades navais, designadamente: o Navio Escola “Sagres”, o Navio de Treino de Mar “Creoula”, o Submarino “Barracuda”, o Navio Patrulha “Cuanza”, o Navio Científico/Oceanográfico “D. Carlos I”, a Lancha de Desembarque “Bacamarte”, a Fragata “Corte Real” e as Corvetas “João Roby” e “Afonso Cerqueira”.A Marinha proporciona ao público uma visita às referidas embarcações, disponibilizando explicações e panfletos com a história e as características de cada unidade naval. Assim, todos os interessados poderão subir a bordo e conhecer ‘in loco’ as diversas embarcações que integram a Marinha Portuguesa.

O Submarino “Barracuda” tem sido uma das principais atracções, sendo muitos os curiosos que o querem visitar. “A visita está a correr com grande entusiasmo da parte do público. Quarta-feira tivemos cerca de 300 visitas. Hoje (ontem) como é feriado a afluência tem sido muito boa”, frisou o 2.º Tenente Pinto. Aquele responsável acrescentou, ainda, que “o submarino é uma das grandes atracções porque é um meio diferente de todos os outros. E aí é que faz a grande curiosidade das pessoas em verem como é que nós vivemos a bordo do submarino”. Paulo tinha acabado de deixar o “Barracuda” quando lhe inquirimos o que ele tinha achado desta visita. “Foi fantástica... nunca tinha tido a oportunidade de ver de perto uma unidade destas, só via submarinos em filmes. Valeu mesmo a pena”, respondeu com um ar satisfeito.

Paralelamente, o Navio Escola “Sagres”, construído em 1937, tem sido outra das embarcações que tem suscitado a atenção do público. Registe-se que só na parte da manhã de ontem, entre as 10h00 e as 12h00, este navio foi visitado por cerca de 725 pessoas. “O público aproveitou o dia de hoje para visitar as diversas embarcações. No caso particular do Navio Escola Sagres, que tem mais de 70 anos e ainda está num estado impecável, as pessoas poderão apreciar todos os pormenores de um navio clássico de vela, nomeadamente os mastros, os amarelos, a zona da ponte, o leme. Enfim, este veleiro tem uma série de atractivos e de história”, salientou o 2º Tenente Ricardo Sá Granja.

Por sua vez, o oficial do Navio de Treino de Mar “Creoula”, Tenente Silva Precioso, referiu que este tipo de eventos aproxima a Marinha da comunidade. “Sentimos que, por vezes, poderá haver algum desconhecimento sobre o que é a missão da Marinha e das Forças Armadas. Portanto, esta é uma das maneiras que nós temos de nos aproximar da comunidade”.

Se ainda não visitou as nove unidades navais atracadas no Porto do Funchal poderá fazê-lo no dia de hoje, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, ou amanhã, das 15h00 às 18h00 (excepto Navio Escola “Sagres”)
».

Fonte: [Diário da Cidade], edição de 23 de Maio de 2008.

Sem comentários: