quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Ílhavo - Baptismo de mar a bordo do Creoula

«Meia centena de jovens das escolas básicas dos primeiro e segundo ciclo e das secundárias do concelho de Ílhavo concluiram, ontem, o seu "baptismo de mar", a bordo do navio de treino "Creoula", da Marinha Portuguesa.
O antigo lugre chegou ontem ao porto de Aveiro, onde está acostado no cais bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, depois de uma curta viagem iniciada anteontem na Base Naval do Alfeite. O veleiro da Marinha Portuguesa vai fazer, no porto de Aveiro, uma pausa de pouco mais de dois dias, antes de voltar ao mar, na sexta-feira, para uma viagem até Bilbau, onde é esperado no dia seguinte, depois de uma escala em Vigo. Uma iniciativa intitulada "Experiência de Mar Creoula", habitualmente promovida pela autarquia ilhavense, no âmbito do programa Amar Agosto, de animação de Verão.
A bordo vão seguir cerca de 50 "aprendizes" de marinheiro, com idades entre os 13 e os 60 anos, naturais e/ ou residentes em Ílhavo, terra que foi outrora um importante "entreposto" de marinheiros e pescadores , ligados sobretudo à faina do bacalhau. Durante a viagem serão chamados a colaborar em várias tarefas (do leme à casa das máquinas e na cozinha) a bordo.»
J.C.M.

In [Jornal de Notícias]

Sem comentários: