segunda-feira, 19 de maio de 2008

«Reforço naval do Arquipélago da Madeira no próximo ano - Chefe do Estado-Maior da Armada»

«O chefe do Estado-Maior da Armada garantiu hoje, no Funchal, que a Zona Económica Exclusiva da Madeira será reforçada com meios navais a partir do próximo ano.

O almirante Fernando Melo Gomes, que está no arquipélago no âmbito do programa das comemorações do Dia da Marinha, que este ano decorrem na Madeira, reuniu hoje com os presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regionais, Miguel Mendonça e Alberto João Jardim, respectivamente. "A Zona Económica Exclusiva da Região Autónoma da Madeira justifica plenamente um reforço dos meios navais que deviam existir disponíveis, o que não tem sido possível com circunstâncias que se prendem com o envelhecimento progressivo da nossa esquadra", afirmou. "Espero que no próximo ano possamos rever esta situação quando aumentarmos ao efectivo os novos patrulhas oceânicos que estão em construção em Viana do Castelo", acrescentou.

Realçou que durante o Verão tem sido feito um esforço para reforçar o dispositivo presente nas águas do arquipélago e que o objectivo é "à medida que o programa se vai desenvolvendo colocar duas novas unidades na região".
Instado a comentar a situação conflituosa que em tempos existiu entre o Governo Regional e o Comando Naval da Madeira, Melo Gomes defendeu que "não podem haver relações tensas entre um órgão de soberania e as Forças Armadas", garantindo que são "questões que estão completamente ultrapassadas e que não se repetirão".
Referindo-se ao veleiro "Blaus VII" apreendido, em 2007, nos mares da Madeira na sequência de uma acção de apreensão de mais de 60 fardos de cocaína em alto mar, admitiu que a embarcação, "entregue à Marinha, está a ser muito útil para os treinos dos oficiais e cadetes", sendo uma situação que o depende da "decisão do poder judicial"
Este ano a Marinha comemora o 510º aniversário da chegada de Vasco da Gama à Índia, uma comemoração que está integrada na celebração dos 500 anos da elevação a cidade do Funchal.
O programa, que se prolonga até 25 de Maio, inclui exposições das actividades da Marinha, baptismos de mar a bordo de viaturas anfíbias e de lanchas, realização de actividades náuticas e desportivas e visitas navais a várias unidades, sendo que estarão no Funchal nove embarcações, entre as quais o navio- escola "Sagres", o navio de treino no mar "Creoula", o submarino "Barracuda" e o navio científico "D.Carlos I".
Os concertos pela Banda da Armada no Porto Santo e no Funchal, que fez deslocar à Madeira 90 dos seus executantes, a cerimónia militar e uma demonstração naval a 24 de Maio são pontos altos das comemorações do Dia da Marinha, que este ano decorrem na região.»
Funchal, 19 de Maio de 2008
Fonte: Agência LUSA

Sem comentários: