terça-feira, 1 de julho de 2008

«Participantes na Regata dos 500 anos do Funchal já são conhecidos»

«Cem instruendos participam na regata de 26 dias, que parte dos Estados Unidos e passa por Ílhavo, em direcção à Madeira.

Os 100 “trainees” (instruendos) seleccionados para participar na regata comemorativa dos 500 anos do Funchal já são conhecidos, numa lista disponibilizada no site da autarquia ilhavense. A regata decorrerá entre 10 de Setembro e 5 de Outubro (26 dias, divididos em duas etapas), procedendo à ligação entre Falmouth (Estados Unidos), Ílhavo e Funchal.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, garante que serão proporcionadas “condições extremamente vantajosas a um total de cem instruendos a bordo das diversas embarcações participantes, oriundos de vários municípios, além do nosso”. Cada um pagará um terço do valor total da viagem, tal como acontecia com a “Experiência Mar Creoula”, o que constitui uma “oportunidade extraordinária”, diz o autarca. No embarque no navio de treino de mar Creoula, apenas participarão os residentes no município de Ílhavo há mais de um ano, tal como nas anteriores edições. A diferença é que, este ano, a iniciativa se insere na regata dos 500 anos do Funchal.
Quatro dias de festa na Gafanha da Nazaré
A regata servirá para comemorar os 200 anos da abertura da Barra de Aveiro, a juntar aos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, ao 60.º aniversário do navio Santo André e aos 110 anos do município ilhavense. A ideia criar um “conjunto de acções de natureza cultural, na envolvência dos cais onde os navios se encontrarão atracados, proporcionando uma ambiência diferente da habitual”, aponta. “Será criada uma feira à volta dos navios, na área do Jardim Oudinot e do Terminal Norte do Porto de Aveiro, com vários espaços de animação, ‘comes e bebes’, música, e folclore, sem querer, obviamente, retirar o protagonismo dos grandes veleiros, que são as figuras principais do evento”, adianta Ribau Esteves.

Esta acção constitui uma aposta importante na promoção do concelho e da região. “A participação do município num evento desta envergadura constitui um imenso atractivo para o nosso turismo, tendo em conta que é a primeira vez que tem lugar nesta região e que receberá gente de dezenas de partes”, sublinha, revelando-se esperançado de que “tudo corra pelo melhor, para que Ílhavo possa passar a pertencer a este circuito da STI - Sail Training International pelo mundo inteiro, e para que integre o itinerário de futuras grandes regatas”.

A prova destina-se, principalmente, a veleiros Classe A, contando já com 14 inscrições. “Não fossem as limitações dos outros dois portos e teríamos seguramente um maior número de embarcações”, revela Ribau Esteves.
Porto de Aveiro recebe maiores veleiros do mundo
A Gafanha da Nazaré é, assim, a primeira localidade em Portugal continental, com excepção do Porto e Lisboa, a entrar na rota dos grandes veleiros. As condições satisfatórias do Porto de Aveiro para a escala de grandes veleiros terão pesado na decisão da STI, entidade organizadora desta prova, na sua selecção. A ideia subjacente foi a selecção de portos com fortes tradições marítimas, mas distintos, e que tivessem, igualmente, um compromisso firme com o treino de vela e a capacidade de providenciar um número significativo de tripulantes aprendizes nas suas comunidades, que pudessem participar. Esta é uma regata de grandes veleiros, de “Tall Ships”, ou seja, de barcos da categoria do Sagres e do Creoula, divididos em várias classes, podendo atingir os 110 metros. O Porto de Aveiro tem, nos seus objectivos, juntar-se à crescente família internacional dos portos “amigáveis no treino de vela”, sendo que, este ano, se transforma num porto de lazer para atrair turismo».

Fonte: [Diário de Aveiro]

Sem comentários: