terça-feira, 22 de janeiro de 2008

500 anos do Funchal «mudam» Dia da Marinha


Na Ilha Deserta Grande, com o Creoula no horizonte...
(Fotografia de Raquel Sabino Pereira)
«Baptismos de mar, de mergulho e muitas outras propostas no programa de festas
500 anos do Funchal “mudam” Dia da Marinha

As festividades do Dia da Marinha estiveram na ordem do dia da conversa entre o Chefe de Gabinete do Almirante Chefe de Estado-Maior da Armada e Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional, que recebeu na Quinta Vigia o Almirante Monteiro Montenegro e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Coelho Cândido, comandante da Zona Marítima da Madeira. O Chefe de Gabinete do Chefe de Estado-Maior da Armada está na Madeira para preparar as comemorações do Dia da Marinha, que se assinala, este ano, associado aos “500 Anos da Cidade do Funchal”.

O Contra-Almirante Monteiro Montenegro está na Madeira a chefiar a delegação que prepara as comemorações que este ano trazem à Região e particularmente à capital vários vasos navais e a Banda da Armada. Um navio da Classe Vasco da Gama, o navio-escola Sagres e o [Creoula], duas corvetas, um submarino e o patrulha que está em serviço na Zona Marítima da Madeira vão estar nas nossas águas para receberem os visitantes que poderão, durante vários dias, no porto do Funchal, apreciar os meios da Armada e visitar os interiores de alguns deles.

As cerimónias serão presididas pelo ministro da Defesa, que se deslocará à Região para presidir às cerimónias, onde são esperados, também, os mais destacados membros das hierarquias da Marinha, o ramo das Forças Armadas que mais aposta no mediatismo das cerimónias quando se trata de comemorar a efeméride. Mesmo assim, este ano a data das comemorações foi alterada, para que as comemorações fiquem ainda mais abrilhantadas. Em vez de acontecer a 20 de Maio, dia em que se comemora a chegada de Vasco da Gama à Índia, o ponto alto vai assinalar-se a 24, no sábado seguinte, porque por ser fim-de-semana vai, certamente, poder ser apreciado por mais populares. De qualquer forma, durante toda essa semana vão ser programadas actividades para os alunos das escolas de toda a ilha, nomeadamente baptismos de mar, de mergulho e uma torre de escalada.

Por decidir, está ainda o programo definitivo, mas o Jornal da Madeira sabe que está a ser preparada, também, uma passagem dos navios pelo Porto Santo, motivo pelo qual as comemorações se assinalam a 17 de Maio. A ideia da Armada é levar também à “ilha dourada” uma exposição alusiva à data, garantindo, desta forma, a inclusão dos portossantenses no programa de comemorações. De facto, simbolicamente, foi ali que os navegadores chegaram primeiro quando descobriram o arquipélago, motivo por si só suficiente para se levar um pouco do programa, actualmente em fase de conclusão, àquela ilha.

De resto, há que salientar que estas cerimónias fazem deslocar para a Madeira perto de oitocentos militares, sendo 80 da Banda da Armada.»


Fonte: [Jornal da Madeira / Região / 2008-01-22]

1 comentário:

Francisco disse...

Raquel, adorei o texto creoula-guarnição-instruendos, simplesmente fabuloso. Aliás vindo de ti não se espera outra coisa, cheio do talento e da sensibilidade que te é característica, para não falar do speed inesgotável! Agradeço-te as visitas ao meu humilde blog, que comparado com este e o do creoula nada é se não motivo de risada. Não vejo a hora de finalmente receber as minhas fotografias da nossa viagem no creoula aos açores, passaram dois anos e meio e o nosso café sempre adiado… Até quando miúda? Bjs, muitas saudades, Chico (B.)