(Fotografia tirada na Horta, em 9 de Agosto de 2005).
Navegar a bordo do antigo bacalhoeiro português "Creoula" durante uma semana é o desafio proposto pela National Geographic e o Oceanário de Lisboa, incluindo a viagem a "obrigação" de colaborar nas tarefas de bordo. A primeira expedição Oceanário/National Geographic aos Açores realiza-se de 12 de Julho a 01 de Agosto, estando já abertas as inscrições para participar nesta viagem, dividida por duas etapas, existindo para cada uma delas uma tripulação diferente.
Os participantes da primeira etapa embarcam no "Creoula" no Parque das Nações na manhã do dia 12 de Julho, rumo a Ponta Delgada, onde deverão chegar cinco dias depois. Nos dias 18 e 19, os tripulantes poderão visitar a cidade de Ponta Delgada. Dia 20, o "Creoula" zarpa para a Horta, onde será feita a observação das baleias. O regresso a Lisboa do primeiro grupo de participantes, num avião da TAP, está previsto para o dia 22 de Julho. Nesse mesmo dia chegará à Horta o segundo grupo de participantes da expedição que começará esta "aventura" a observar as baleias.
Da cidade Horta, o "Creoula" parte para a Praia da Vitória (Ilha Terceira), onde permanecerá durante dois dias. A viagem de regresso para Lisboa tem início no dia 27 de Julho, estando a chegada à Base do Alfeite prevista para o dia 01 de Agosto às 10:00.
A bordo do veleiro, o dia-a-dia dos "lobos do mar" será preenchido com um conjunto de tarefas que terão de ser cumpridas em escalas horárias de trabalho pré-determinadas. Nesta expedição, que tem como objectivo dar a conhecer o habitat das baleias e sensibilizar todos os participantes para a protecção e preservação dos oceanos, poderão inscrever-se todos os cidadãos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos.
As inscrições podem fazer-se através do cupão publicado na revista da National Geographic ou por telefone para o Oceanário de Lisboa. O preço da expedição é de 1.350 euros para o público em geral e de 1.250 para os sócios do Clube Oceanário e assinantes da National Geographic, valores que incluem já todas as despesas. O número máximo de participantes para cada uma das etapas é de 51 pessoas.
O antigo bacalhoeiro "Creoula" está hoje em dia transformado em "navio de treino de mar" e tem capacidade para 51 instruendos. O "Creoula" é um lugre (navio de vela normalmente empregue na pesca do bacalhau) de quatro mastros, construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias».