terça-feira, 21 de agosto de 2007

Cancelada recepção de hoje dos reis de Espanha a estudantes-marinheiros

«Porto, 21 Ago (Lusa) - A Universidade do Porto reconheceu hoje a impossibilidade de realização da anunciada recepção dos reis de Espanha a universitários-marinheiros ibéricos em viagem a bordo do veleiro "Creoula", que previa para o final da tarde de hoje em Portimão.
A recepção D. Juan Carlos e D. Sofia tinha sido anunciada segunda-feira pela própria universidade, co-organizadora da viagem dos estudantes universitários no navio-escola da Armada Portuguesa. Fonte da Universidade do Porto não clarificou as razões que impossibilitaram o encontro dos monarcas espanhóis com os universitários-marinheiros de Espanha e Portugal.

D. Juan Carlos e a Rainha Sofia estão no Algarve para assistir à regata Breitling MedCup'07.
A fonte da Universidade do Porto revelou, entretanto, que o comandante do "Creoula" vai organizar quarta-feira uma recepção para velejadores da regata Breitling MedCup'07.

Quartenta e três estudantes universitários ibéricos estão a participar, há cerca de duas semanas, numa acção de formação a bordo navio-escola "Creoula", um veleiro da Armada Portuguesa.

Falando segunda-feira à agência Lusa a partir do próprio "Creoula", o docente Sermin Rodrigues, da Universidade de Oviedo, realçou "a valia da ideia de cooperação e fraternidade entre jovens ibéricos" subjacente à iniciativa.

"Aqui não se fala português nem espanhol. Apenas portunhol", afirmou o docente, querendo significar com isto que não há quaisquer barreiras ao "salutar" convívio dos universitários dos dois países. "Não conheço outra experiência similar na Europa para dar uma formação completar a estudantes universitários", assegurou ainda Sermin Rodrigues, sublinhando as "virtudes" do programa como "escola de humanidade", num barco onde é "imprescindível" o espírito de entreajuda.

Os 43 estudantes a bordo do "Creoula", no âmbito da designada "Universidade Itinerante do Mar", são oriundos das universidades portuguesas do Porto e Algarve e espanhola de Oviedo, e terminam sábado a sua missão em Lisboa. Constituem um segundo grupo de universitários a quem foi proporcionada esta aventura à descoberta dos mares, particularmente do Mar Mediterrânico, com passagem pelo porto de Tânger, em Marrocos.

O primeiro grupo, de 40 alunos das mesmas universidades, fez a rota a bordo do "Creoula", entre 17 de Julho e 02 de Agosto. Os universitários começaram por receber uma formação em terra relacionada com o tema "O Mediterrâneo um espaço de encontro entre culturas" e, já no "Creoula", participaram em tarefas quotidianas necessárias à vida a bordo como vigia, navegação, limpeza ou cozinha. "A formação visa a transmissão de informação e de conhecimento sobre diferentes temas relacionados com o mar e a sua importância para o desenvolvimento sustentável da União Europeia", afirma a organização da iniciativa, num comunicado.

Acrescenta que a "abordagem à componente navegação favorece ainda o desenvolvimento de um conjunto de valores e de capacidades - de solidariedade, de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de disciplina - que contribuem para preparar os alunos para viver, trabalhar e explorar num mundo cada vez mais com mais competição".

O "Creoula", palco desta afirmação é um veleiro de quatro mastros, navio de instrução da Marinha Portuguesa, construído em 1937 nos estaleiros da CUF. Em 1979 foi adquirido à Parceria-Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas para se tornar num museu de pesca. Durante os reparos, verificou-se que o casco se apresentava em óptimas condições, pelo que se deliberou que continuaria a navegar, desta feita transformado em Navio de Treino de Mar.»

Fonte: Agência LUSA, 2007-08-21, 14h59

Sem comentários: